Simbologia do Dragão

Significado de Dragão

O que é Dragão?

Dragão é um animal que é representado com cauda de serpente, garras e asas. É uma figura mitológica presente na história de várias civilizações. É uma espécie de lagarto gigante, que solta fogo pela boca. No sentido figurado dragão é uma pessoa de má índole.

O dragão está presente na mitologia de diversos povos, como chineses e europeus e em cada um tem uma simbologia diferente. Acredita-se que os mitos dos dragões surgiram com as observações de pinturas rupestres, de fósseis de dinossauros e de outras criaturas gigantes

O dragão é uma figura tão importante, que é comum que as pessoas façam tatuagens de dragão como símbolo da força e energia do animal.

Dragão na Mitologia Chinesa

O dragão na mitologia chinesa é uma espécie de mutação e completamente diferente do dragão ocidental. É um misto de vários animais, como por exemplo, os olhos são de tigre, os chifres de veado, o corpo de serpente, as patas de águia e as orelhas de boi. O dragão chinês representa a energia do fogo e a transformação. O dragão é também é um dos animais que aparece no zodíaco do horóscopo chinês, onde os indivíduos desse signo são considerados superiores a todos os signos animais restantes. As pessoas que possuem o dragão como seu signo, geralmente são cheias de vitalidade.

Dragão-de-Komodo

O dragão-de-komodo é um lagarto gigante, que vive na ilha de Komodo, na Indonésia. O dragão-de-komodo é muito parecido com um dragão e muito poderoso, uma vez que sua saliva contém bactérias mortais que impedem sua presa de fugir, após ser mordida.

 

O que é Dragão oriental!

O dragão oriental é um símbolo tradicional de alguns países como China ou Japão e possui o significado de sabedoria, força, poder, proteção e riqueza. Tem aparência de uma serpente gigante com quatro garras. O dragão oriental é uma figura muito requisitada nas tatuagens corporais.

Antigamente, na China, o dragão era símbolo do poder imperial. Tradicionalmente significa abundância, sorte, prosperidade e fortuna. O dragão oriental é um ser do bem, ao contrário do dragão ocidental que é visto como uma criatura maligna. Segundo a lenda, alguns desses dragões habitam nas águas e controlam a chuva, os rios, lagos e mares. Os terremotos e maremotos estão associados aos dragões pela força que os seus movimentos exercem nas profundezas da Terra.

 

Em Resumo…

Dragão é a simbólica fusão entre a serpente e o pássaro (do grego Drakon) é considerado a criatura mística mais poderosa e tem uma representação universal como sendo “O Guardião dos tesouros mais valiosos”. Além disso está associado a profunda vontade de proteger e cuidar do que é realmente precioso, o Dragão Chinês é muitas vezes representado segurando uma esfera, a “Tama” que equivale a “Alma” assim o Dragão é visto como o Protetor da Alma.

 

 

Texto: Amarte Arte & Decoração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *