Benefícios do uso da Camomila

Várias formas de usar a Camomila

O seu nome científico é Matriaria recutita e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, e em alguns mercados, sob a forma de sachês.

Para que serve

A Camomila serve para ajudar no tratamento de irritações na pele, resfriados, inflamações nasais, sinusite, má digestão, diarreia, insônia, ansiedade, nervosismo e dificuldade para dormir, por exemplo.

Propriedades

As propriedades da Camomila incluem sua ação estimulante da cicatrização, antibacteriana, anti-inflamatória, anti-espasmódica e calmante.

Como usar a camomila

As partes utilizadas da Camomila são suas flores para fazer chás, inalações, banhos de assento ou compressas.

  • Inalação para sinusite: juntar 6 colheres de chá de flores de Camomila em uma panela com 1,5 L de água fervente. Depois, colocar o rosto sobre a taça e cobrir a cabeça com uma toalha grande. Respirar o vapor durante 10 minutos, 2 a 3 vezes por dia.
  • Chá para acalmar: colocar 2 a 3 colheres de chá de flores secas de Camomila em uma xícara de água fervente, deixar repousar por 5 minutos, coar e beber após a refeição.
  • Compressa para irritações na pele: juntar 6 g de flores secas de Camomila em 100 ml de água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Depois coar, molhar uma compressa ou pano e aplicar sobre a região afetada.

Efeitos colaterais e contraindicações

O chá de camomila não deve ser tomado na gravidez, nem deve ser usado o seu óleo essencial porque pode provocar contração uterina. Assim, ela está contraindicada durante a gravidez, e não deve ser usada diretamente dentro dos olhos.

Benefícios e Propriedades do Chá de Camomila

Os principais benefícios do chá de Camomila incluem:

  1. Diminui a hiperatividade;
  2. Acalma e ajuda a relaxar;
  3. Alivia o estresse;
  4. Auxilia no tratamento da ansiedade;
  5. Melhora a sensação de má digestão;
  6. Alivia o enjoo;
  7. Alivia cólicas menstruais;
  8. Ajuda no tratamento de feridas e inflamações;
  9. Acalma e remove as impurezas da pele.

O chá de Camomila é a forma mais comum de utilizar esta planta, podendo esta também ser associada ao mel, à Erva-doce ou à hortelã-pimenta, combinando assim diferentes benefícios.

Receitas com Chá de Camomila

Os chás podem ser preparados usando apenas flores secas de Camomila ou misturas feitas usando outros chás, de acordo com o gosto e com os benefícios pretendidos.

1. Chá para acalmar e relaxar

O chá de Camomila seca apresenta propriedades relaxantes e ligeiramente sedativas que ajudam a tratar a insônia, a relaxar e a tratar a ansiedade e o nervosismo. Além disso, este chá também pode ajudar a reduzir as cólicas e espasmos durante a menstruação.

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de flores secas de Camomila.
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Em 250 ml de água fervente adicionar as 2 colheres de chá de flores secas de camomila. Tapar, deixar repousar durante cerca de 10 minutos e coar antes de beber. Este chá deve ser bebido 3 vezes por dia, e caso seja necessário pode ser adoçado com uma colher de chá de mel.

Além disso, para aumentar o efeito relaxante e sedativo deste chá pode ser adicionada uma colher de chá de erva-dos-gatos seca e, de acordo, com indicação do pediatra este chá pode ser usado por bebês e crianças para reduzir a febre, a ansiedade e o nervosismo.

2. Chá para tratar a má digestão e combater os gases

O chá de Camomila com Erva-doce e raiz de alteia possui uma ação que reduz a inflamação e acalma o estômago, ajudando também a reduzir os gases, a acidez no estômago e a regularizar o intestino.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de Camomila seca;
  • 1 colher de chá de sementes de Erva-doce;
  • 1 colher de chá de mil-folhas;
  • 1 colher de chá de raiz de alteia picada;
  • 1 colher de chá de filipêndula;
  • 500 ml de água fervente.

Modo de preparo:

A 500 ml de água fervente adicionar a mistura e tapar. Deixar repousar durante cerca de 5 minutos e coar antes de beber. Este chá deve ser bebido 2 a 3 vezes por dia ou sempre que for necessário.

2 Replies to “Benefícios do uso da Camomila”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *