Benefícios do uso da Aloe Vera

Várias Formas de usar Aloe Vera

Aloe vera, também conhecida como babosa, é uma planta natural do norte da África e apresenta-se como um cacto de cor verde que possui vários benefícios para a saúde.

Aloe vera tem uma ação nutritiva, anti-inflamatória e regeneradora, favorecendo o processo de cicatrização de feridas e eliminando radicais livres, o que melhora a aparência da pele, por exemplo.

Quais os benefícios

Aloe vera possui diversos benefícios para a saúde, como:

  • Ação nutritiva: Estimula a formação das células e dos tecidos, pois possui 18 dos 23 aminoácidos necessários para o organismo humano;
  • Ação regeneradora: Contribui para a eliminação de células antigas e a formação de células novas, favorecendo a cicatrização de feridas e queimaduras, por exemplo;
  • Ação hidratante: A Aloe vera tem na sua composição um gel que restaura tecidos danificados e hidrata a pele;
  • Ação digestiva: Possui enzimas que facilitam a digestão, combatendo, assim, a prisão de ventre e auxiliando no tratamento da gastrite;
  • Ação anti-inflamatória: Possui propriedades que auxiliam no tratamento de inflamações, queimaduras e infecções.

Além desses benefícios, a Aloe vera também é capaz de fortalecer o sistema imunológico, podendo ser utilizado em forma de gel ou em forma de suco, que podem ser preparados de forma caseira, embora também possam ser encontrados de forma industrializada nos hipermercados, farmácias de manipulação e dietéticas.

Suco de Aloe Vera

O suco de Aloe vera pode ser feito facilmente em casa, sendo recomendado meio copo do suco, 2 a 3 vezes por dia.

Ingredientes

  • 100 g da polpa de Aloe vera;
  • 1 litro de água;
  • 1 colher de mel.

Modo de preparo

Para preparar o suco, basta juntar todos os ingredientes no liquidificador e bater até que fique homogêneo. É recomendado que esse suco seja consumido apenas 2 a 3 vezes por dia, uma vez que quantidades superiores de Aloe vera podem levar à irritação da mucosa intestinal, resultando em náuseas e mal-estar, por exemplo.

Como passar no cabelo

A babosa pode ser usada no cabelo para obter os seguintes benefícios:

1. Tratar a queda de cabelo

A babosa ajuda na produção de colágeno e, por isso, ajuda a fixar melhor os fios de cabelo no couro cabeludo. Além disso, por possuir minerais e água, fortalece todo o fio, tornando-o mais forte e menos quebradiço.

Como usar: juntar 2 colheres (de sopa) de gel de babosa com 2 colheres (de sopa) de óleo de coco, misturar bem e aplicar sobre todo o cabelo. Deixar atuar por 10 a 15 minutos e depois remover com água fria e shampoo. Este processo apenas deve ser repetido 1 vez por semana.

2. Hidratar o cabelo e estimular o crescimento

A babosa possui enzimas que ajudam a remover as células mortas do couro cabeludo, além de ser uma ótima fonte de hidratação e minerais para os fios e couro cabeludo. Dessa forma, o cabelo cresce mais rápido e forte.

Como usar: juntar 2 claras de ovo com 2 a 3 colheres de sopa do gel interior das folhas da babosa, misturar bem e aplicar sobre o cabelo, garantindo que as raízes ficam bem cobertas. Esperar 5 minutos e remover com água fria e shampoo.

3. Eliminar a caspa

Por conter enzimas que eliminam as células mortas, a babosa, é uma planta que pode ser usada no tratamento da caspa, uma vez que a caspa é formada por placas de células mortas.

Como usar: misturar 2 colheres (de sopa) de gel de babosa com 1 colher (de sopa) de mel e 2 colheres (de sopa) de iogurte natural. Usar a mistura para massagear o couro cabeludo por cerca de 15 minutos e, depois, deixar repousar por 30 minutos. Por fim, lavar o cabelo com uma shampoo anti caspa. Esta máscara deve ser feita apenas 1 vez por semana.

Benefícios da Babosa para a pele e cabelo (e como usar)

Como usar na pele

A babosa pode ainda ser utilizada em toda a pele, no entanto, seus benefícios são especialmente importantes no rosto, para:

1. Remover a maquiagem

A babosa é uma forma natural de remover a maquiagem da pele, pois não utiliza químicos e hidrata a pele, ao mesmo tempo que alivia a irritação provocada pelas substâncias da maquiagem.

Como usar: colocar um pouco do gel da folha da babosa em um pedaço de algodão e, depois, esfregar levemente sobre as regiões do rosto com maquiagem. Por fim, lavar o rosto com água morna e um sabão neutro.

2. Combater as rugas

Esta planta possui propriedades que estimulam a produção de colágeno pela pele, que é a substância responsável por manter sua elasticidade. Assim, quando utilizada regularmente, a babosa pode diminuir a profundidade das rugas e até eliminar algumas marcas de expressão, nos olhos, testa ou boca.

Como usar: aplicar, com os dedos, uma pequena porção de gel de babosa sobre os locais das rugas e marcas de expressão, como o canto dos olhos, ao redor dos lábios ou na testa. Fazer uma leve massagem sobre esses locais e deixar atuar por 5 a 10 minutos. Por fim, remover com água fria e um sabão neutro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *